A Importância das Cores nas Mandalas



AS CORES NA MANDALA: A cor é uma energia que atua num nível sutil.
Vermelho

A cor do amor, da atração, força e vitalidade. Pode ser usada para dar energia a alguém que está diante de situações difíceis e sente-se acuado. Para aumentar a paixão entre casais e o empenho em tudo que se faz. Bom para negócios novos que precisam de agilidade e constância de criatividade (novas idéias e rápida aplicabilidade).


A cor Vermelha numa mandala indica atividade e estimulo. O vermelho afasta a depressão e tira o desânimo, traz poder no plano material. É a cor das paixões, da conquista e da sexualidade. Quando a cor vermelha está numa mandala, ela precisa ser bem usada, em certos ambientes, pois pode tirar o sono ou deixar a pessoa irritada. Sua emanação está na polaridade masculina das energias, por isso ele atua para gerar atrações físicas.

1º Chacara: Básico - Base da coluna - Cor vermelha


Laranja

A cor da energia. É a mistura de vermelho e amarelo e trás em si as qualidades de ambas de maneira equilibrada. Boa para todos os ambientes se aplicando a todos os tipos de negócio.

A cor Laranja é restauradora e regeneradora. O laranja soma a ação do vermelho com a do amarelo, o que produz uma vibração ativa e certamente muito atuante nos planos material e mental. O laranja traz recuperação depois de um processo destrutivo e uma capacidade de refazer o que não está certo. É a cor da reconstrução, da correção e da melhora. Quando o laranja aparece numa mandala, sua energia deve ser usada para mudar situações, pensamentos e ações desgastadas.
A cor laranja pura produz uma individualização nobre das pessoas, elevar seu espírito e um impulso pela manifestação. A cor laranja impura alimenta a vaidade, complacência e egoísmo.

2º Chacara Sacro - Região abdominal - Cor laranja


Amarelo

A cor do pensamento, ativadora da mente e energizante. Pode ser usada para estimular o aprendizado, revigorar as energias e para nos manter alertas. Ideal para estimular os estudos e para pessoas com algum problema de memória ou falta de concentração. Bom para negócios educacionais e todo estabelecimento que lide com pensamento e concentração. Estimula a conquista e por isso é usada em negócios de vendas (conquista como aquisição de algo). 

É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade. Quando a cor amarela aparece numa mandala, deve ser observada a sua colocação, pois ela pode gerar instabilidade ou excessiva produção mental.

3º Chacara: Plexo Solar - Região umbilical - Cor amarelo


Verde

A cor da cura e saúde. Pode ser usada para diminuir problemas de saúde, não esquecendo que o verde tem um pouco do azul e do amarelo e trás consigo as características destas duas cores. Bom para negócios como lugares de descanso, clínicas, hospitais, consultórios.

A influência do verde é calmante, corretiva e curativa. Atua sobre a mente e sobre o equilíbrio, O verde melhora qualquer estado físico negativo e cura o corpo. Da mesma maneira, cura a alma quando ela está abatida. Quando uma mandala tem a cor verde, suas vibrações são sempre curativas e, seja em que nível for, ela é benéfica para todos

4º Chacara: Cardíaco - Região central do peito - Cor verde


Azul

A cor da paz, relaxamento, suavidade e paciência. Pode ser usada para pessoas que estão passando por momentos de stress, com características de inquietação, tensão ou simplesmente para acalmar o ambiente e os que estiverem ali. Bom para consultórios, clinicas de psicologia e outros negócios onde as pessoas externem problemas ,pois ajuda a colocá-los de maneira mais clara e calma proporcionando uma auto-avaliação e respostas assertivas e racionais sobre as possíveis resoluções.


A Cor Azul é calmante e equilibradora, sua emanação trabalha a polaridade feminina das energias, o que estimula atrações entre energias complementares. O azul traz paz, harmonia e serenidade. É a cor dos acordos, da habilidade diplomática e da atuação em conjunto. Quando a cor azul aparece numa mandala, sempre precisa estar em harmonia com o conceito numérico, pois pode ter sua atuação enfraquecida por formas com as quais elas não combina.
O azul nas suas vibrações elevadas traz elevação espiritual e aprofundamento nas emoções. Desperta as mais elevadas emoções, eleva o idealismo e a fé.

5º Chacara: Laríngeo - Região da garganta/prescoço - Cor azul

A cor Índigo traz força, simpatia, boa conduta, respeito, generosidade, magnanimidade, caridade e poder. No seu estado impuro leva a covardia. Expansão da mente, liberta do medo, neutralizador, grande anestesiante, psicose, obsessor, ajuda problemas no ouvido e nariz

6º Chacara: Mental Sensorial - Centro da testa - Cor índigo


Lilás
A cor da elevação espiritual, bondade e harmonia. Pode ser usada por alguém que se sente injustiçado sem motivo real, alguém em busca de explicações sobre a existência e a religiosidade, não esquecendo que o lilás tem um pouco do azul e trás consigo as características desta cor. Bom para templos, lugares de retiro espiritual, consultórios de medicina alternativa, lugares de descanso e tratamentos de desequilíbrio mental.

A cor Lilás é profundamente espiritual, mística e religiosa. O lilás é formado pelas cores vermelha e azul, que são energeticamente opostas. É a união da matéria física com o amor mais elevado. O lilás atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas. É uma cor capaz de desinfetar e esterilizar no plano material e no plano mais sutil, evitando que energias indesejadas se instalem. Quando uma mandala tem a cor lilás, ela limpa e isola os ambientes em que está.”

7º Chacara: Coroa - Topo da cabeça - Cor violeta.



Branco
A cor que é a junção de todas as cores existentes na natureza. Representa a explosão de energia equilibrada funcionando como transformadora de qualquer desequilíbrio energético, muito usada para energização de pessoas com depressão e falta de coragem para COMEÇAR algo. Purifica e equilibra o indivíduo e o ambiente. Bom para qualquer ambiente e negócio.
O mais importante é que todas as cores podem trazer benefícios e podem ser usadas em todos os ambientes havendo reserva apenas para os lugares de descanso e a predominância das cores fortes de muita energia ativa.



*Extraido do SITE: http://www.terceiromilenionline.com.br/108/mandala.php
e de: http://www.flickr.com/groups/nossasmandalas/discuss/72157612217024131/

Azul - traz equilíbrio, paciência, harmonia e serenidade, tranquiliza o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insônia e estresse.
 
Roxo - trabalha o equilíbrio energético, intuição, proteção, limpeza e purificação de ambientes.
 
Violeta ou Lilás- é profundamente espiritual, mística e religiosa. O violeta atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas. Quando uma mandala tem a cor violeta ou lilás, ela limpa e isola os ambientes em que está.
 
Rosa- trabalha afetividade, amor, harmonia, união, ajuda no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais.
 

PRETO

O preto é uma cor associada ao mistério.
Do latim pressus, “apertado, denso, comprimido”, de premere, “apertar, espremer” expressava a noção de que se trata de uma cor onde existiam muitos (ou todos os) pigmentos.
O preto transmite introspecção, favorece a auto-análise e significa também dignidade. Uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. 
Preto é a cor do poder, da sobriedade, da hombridade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância. É a “não” cor, ausência de vibração, cor das pessoas que buscam proteção ou afastamento do seu arredor. O preto também pode sugerir silêncio. Quando brilhante, confere nobreza e distinção.
 

BRANCO

O branco transmite paz, calma e pureza. 

Revela pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais. Equilibra a aura e facilita o contato com os guias espirituais, promovendo o equilíbrio interior e a sensação de proteção. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, associando-se com eficiência a qualquer cor. O branco remete a paz, inocência e calma. A luz branca traz todas as cores, ilumina e transforma. Representa o amor divino, estimula a humildade e a sensação de limpeza e claridade.
Branco sugere a ideia de infinito. 
 

CINZA

 
O cinza pode simbolizar estabilidade, sucesso e qualidade.
A cor cinza está associada a independência, a auto-suficiência, ao auto-controle é uma cor que atua como escudo contra as influência externas. Se bem utilizado, o cinza oferece equilíbrio e flexibilidade por ser a união entre o preto e o branco. Cinza é a expressão de neutralidade e equanimidade. 
 
 

PRATA

 
O prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.
Prateado atribui valores relacionados ao metal, como brilho, solidez e prosperidade. Transmite estabilidade, sucesso, qualidade e distinção, principalmente quando associado ao preto. 
Está relacionado com a parte feminina e emocional, os aspectos sensíveis e com a mente.
O prateado equilibra, harmoniza, e é uma cor de limpeza interior.
 

DOURADO

 
O dourado ou cor de ouro está simbolicamente associado à riqueza, a algo majestoso. Dourado simboliza vibração elevada, vigor, inteligência e nobreza. É a cor da opulência, da luz e da prosperidade. Traz charme e constrói confiança, dá poder, persuasão, energia. 
A cor dourado, assim como o amarelo, está associada ao sol, à abundância (riquezas) e ao poder. Também está relacionada com os grandes ideais, a sabedoria e os conhecimentos. É uma cor que revitaliza a mente, as energias e a inspiração, afasta os medos e as coisas supérfluas.
A cor dourado claro é excelente para a depressão e equilibra a mente. 
 

BEGE

 
O bege é uma cor que transmite calma e passividade, promove a sensação de aconchego e conforto. 
Simboliza uma variação do marrom e, portanto, é fixo como a terra, mas suave como a areia. 
O bege é uma cor única no espectro, ela pode ter tons frios e também tons quentes, dependendo apenas das cores que estão a sua volta. O calor do marrom e a frieza do branco dão a essa cor tal propriedade. Na maioria dos casos o bege é uma cor conservadora usualmente utilizada como cor de fundo e relacionada a piedade e fidelidade. Absorve as características das cores ao seu redor gerando um efeito em si mesmo.
 
 

CASTANHO

 
O castanho traz esse nome como uma referência à cor da casca da castanha.
Sua tonalidade é uma mistura de cor de terra e cor de madeira. O castanho é a cor da terra por excelência. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto (o bege pode ser considerado como um castanho claro), à estabilidade, à resistência e simplicidade. O castanho representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Conecta a pessoa à natureza e à terra. 
Castanho emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez. É a cor do outono, do recolhimento e da auto-análise.
 

MARROM

 
Psicologicamente, marrom está associado à força e solidariedade, conforto, maturidade e confiabilidade. É uma cor de conforto físico, simplicidade e qualidade. 
Marrom é uma cor da estrutura, incentiva o perfeccionismo, encoraja ordem e organização. Sugere resistência, dever e estabilidade. 
Relacionada com a proteção e apoio da unidade familiar promove a sensação de estabilidade e afasta a insegurança.
 
 
 

AZUL

 
O azul é a cor do céu e do mar. Ela é frequentemente associada com a profundidade e estabilidade. Ele simboliza a confiança, lealdade, sabedoria, inteligência, fé e verdade. É considerado benéfico para o corpo e a mente. Produz um efeito calmante e está fortemente associada com tranquilidade e serenidade. 
A cor azul é idealista, melhorando a auto-expressão e nossa capacidade de comunicar as nossas necessidades e desejos. Ela inspira ideais mais elevados.
Azul é a cor do espírito, devoção e espiritualidade. Promove a contemplação. 
O azul escuro representa o conhecimento, o poder, a integridade e seriedade.
 

ROXO

 
Roxo combina a estabilidade do azul e a energia do vermelho.  Roxo é associado com sabedoria, dignidade, independência, criatividade, mistério e magia. Tem profundo efeito sobre a mente, nos ajudando a transformar as obsessões e os medos.
Está associado com o funcionamento do cérebro e é um estimulante para a imaginação e a intuição. 
O violeta e o roxo são cores de transformação do mais alto nível espiritual e mental, capazes de combater os medos e contribuir para a paz. Elas têm um efeito de limpeza para os transtornos emocionais. Também nos conectam com o mistério, a sensibilidade, a beleza e os grandes ideais - inspirando-nos sensibilidade, espiritualidade e compaixão.
 
 

ROSA

 
Rosa é uma cor emocionalmente descontraída, que influi nos sentimentos convertendo-os em amáveis, suaves e profundos.
Nos faz sentir carinho, amor e proteção. Também nos afasta da solidão e nos converte em pessoas sensíveis.
Relaciona-se com o amor incondicional e compreensão.
Ela é feminina e juvenil em seus tons mais suaves, com mais paixão e energia em seus tons mais profundos.
A cor rosa coloca as pessoas em contato com o lado do carinho de si mesmas, quer através da necessidade de receber ou dar.
Acalma e tranquiliza as nossas energias emocionais, aliviando sentimentos de raiva, agressividade, ressentimento e abandono.



 Quais os benefícios que uma mandala pode trazer? Como você viu,são muitos, dependendo das cores escolhidas: capacidade de concentração, criatividade, diminuição da ansiedade e do estresse, equilíbrio físico e emocional, melhora da autoestima, dentre outros.